quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prêmio Rio Moda Hype

Dez novas marcas abriram o calendário do Fashion Rio Inverno 2011 no desfile do Prêmio Rio Moda Hype. ( Amoooooooooo! )
O projeto, que já está na sua 13ª edição, seleciona estilistas iniciantes do país todo para mostrarem suas criações durante a semana de moda carioca. Vamos dar uma conferida nas novidades propostas pelos novos designers :
Akihito Hira – DF
O estilista de moda masculina misturou peças confortáveis em malha, como calças amplas no modelo sarouel, leggings, e camisetas segunda-pele; com outras mais estruturadas, como jaquetas com ombro marcado e corte arquitetônico. Contraste também entre materiais tecnológicos e outros feitos de forma artesanal. As cores predominantes eram branco, cinza, preto e azul.

Dobra – RJ
A coleção da dupla Antônio Guedes e Raquel Alvarez, estilistas da marca, trouxe looks esportivos, mas com uma pitada de glamour. As camisetas com ilustrações, peças-chave da Dobra, se misturam com peças de alfaiataria desestruturada, casacos do tipo canguru (com capuz), calça de moletom, entre outras. Os principais tecidos, além do moletom, foram malha, seda, moletom e algodão resinado, nas cores preto, cinza mescla, amarelo e azul.( Nem preciso dizer que amei né? )

Lucas Magalhães – MG
Inspirado pela Optical Art, o estilista criou uma espécie de patchwork de estampas gráficas nas combinações das cores bege e preto, ou branco e preto. A mistura das listras resultava o mesmo efeito óptico dos quadros desse movimento artístico da década de 60. A silhueta predominante é bem ajustada ao corpo, com algumas peças sobrepostas às justas, criando um efeito drapeado (graças ao caimento de tipos de malhas e tules que foram utilizados).( Não me agradou tanto! )

Blash – PE
Os estilistas Beto Lima e Renata Ramos fizeram uma coleção com forte referência pop e urbana. Para as meninas, vestidos curtos com ombros ou golas destacados; e leggings misturando malha com tecidos resinados. Para os meninos, calças justas com jaquetas estruturadas. Estampas gráficas e recortes em preto e branco, com pontos rosa, azul e amarelo completam a coleção.

Julia Valle – MG
Peças desestruturadas e assimétricas são o ponto forte desta coleção de inverno da estilista mineira. O contraste entre tecidos com textura áspera e mais pesados, como a lã; e os leves e planos, como a seda, linho e algodão, também dá o tom das peças apresentadas. Não há estampas, apenas alguns bordados, e as cores são neutras (acinzentados, preto e branco). Para os acessórios, Julia desconstruiu uma máquina de escrever antiga, e suas peças foram transformadas em colares que complementavam bem os looks.( Arrasoooouuuuuu! )

Alisson Rodrigues – PR
O designer paranaense trouxe tricô, nylon, veludo, flanela jeans, entre outros materiais, para sua coleção masculina de inverno. Novamente, a legging foi sugerida para entrar no guarda-roupa masculino. Alisson também criou jaquetas, casacos, coletes e capas com golas ou mangas grandes e com modelagens geométricas. As cores predominantes foram o cinza claro (como o mescla), azul e o preto (presentes também na flanela xadrez).( Adoro, mas confesso que a legging para homens ainda me incomoda )

Estúdio Frame – SP
A estilista Patrícia Brito fez uma coleção feminina e masculina pensando, em primeiro lugar, em roupas confortáveis. Por isso, suas criações são, em sua maioria, em diversos tipos de malha. As modelagens são bem amplas, com muitas cordas para dar efeito repuxado e amarrações, e alfaiataria desestruturada. A neutralidade do preto e cinza é quebrada com verde e vermelho claros.

Soddi – BA
Também voltada para o público masculino, a marca é comandada pelo estilista Sólon Diego Barros Silveira. Sua coleção tem blazers de inspiração militar, calças bem amplas, e sobreposições de camisetas – um estilo bem urbanóide que lembra um pouco o estilo de tribos como skatistas. A cartela de cor é neutra: preto, tons de cinza e caramelo. Novamente, o moletom ganha peso, assim como malhas, linho, nylon e jeans.

Sampler – MG
Os estilistas Aderlize Martins e Daniela Escobar apresentaram uma coleção para homens e mulheres com peças assimétricas e com proporções diferentes. Uma camisa, item clássico do guarda-roupa, foi transformada em um vestido tomara-que-caia. Zíperes criavam peças novas e efeitos diferentes, como no vestido longo de moletom com efeito abaloado. As malhas vêm com tudo também nesta coleção, assim como as cores neutras, principalmente o cinza.

Martins Paulo – PI
Peças curtas e justas, na maioria vestidos e jaquetas, com recortes que misturam tecidos mais molengos, como malhas, e duros, como vinil e pêlo sintético. Esta é a proposta do estilista desta marca piauiense, com forte influência punk (muitas tachas e rebites nas roupas e nos acessórios de couro). Para quebrar um pouco o preto, Martins usa azul Royal, turqueza, roxo e vermelho.

Fotos: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário