Coluna de Moda


______________________________________________________________________________
01/07/2011  -  Os Povos da Antiguidade

Será que há algo em comum entre esses dois povos?


Fique ligado comigo e você saberá!

______________________________________________________________________________

21/06/2011  -  Os Povos da Antiguidade II
 Etíopes
Etimologia: Faces negras ou Faces queimadas
Indumentária:
Suas vestimentas não eram tão diferentes quanto às dos Egípcios, apesar da divisão de raças em que viviam (lógico que, as indumentárias serão sempre similares, pois trata – se de um mesmo território, e como vimos no post anterior, às vestes eram padrão Egípcio que com o tempo foram aperfeiçoando o corte, as formas, o tamanho, permitindo que fossem diversas).
Mas, voltando ao povo Etíope, os registros que se tem dos trajes eram tangas simples de lã ou couro, (até porque o país é um dos mais pobres do mundo) usada como peça semelhante a uma capa. Aos poucos foram acrescentados aos trajes cintos e vestias que dava uma característica própria (ou seja, para diferenciar quem era Egípcio e quem era Etíope). Com o passar do tempo suas vestes desassimilaram – se totalmente dos Egípcios e ficou ainda mais semelhante à indumentária Assírio (vamos falar deste povo mais pra frente ok?).
A Tanga passou a ser usada pela alta sociedade – pois era uma peça comum para o povo e somente em cerimoniais. Já em ocasiões informais usavam – se roupas longas.
______________________________________________________________________________

21/06/2011

O Próximo estudo é sobre:
(Tchan! Tchan! Tchan! Tchannnnn! rsrs)

 Povos Etíopes.
Localização: Etiópia - Africa!


______________________________________________________________________________
21/06/2011

Ufa!!!!!!

Depois de um bom tempo longe do Por lins. Cheia de projetos e agora com o fim da faculdade e com um tempinho sobrando, volto à tona cheia de pique para recomeçar e levar vocês a viajar na história da Moda. O que é de extrema importância para iniciantes e até mesmo para quem já trabalha na área (só pra não fazer feio rsrsrs).

Vamos lá agora sem parar.
______________________________________________________________________________
Os Povos da Antiguidade: EGÍPCIOS

A representação mais antiga do Antigo Império (3000 a.C) é de uma Tanga enrolada várias vezes em volta do corpo e presa por um cinto - sem costura, sem nada, apenas tecido rsrsrs - (uma mente bem louca (como a minha rs) pode até arriscar um palpite de que as fraldas dos bebês foram inspiradas nesta tanga) Por quê não? =/.
Essa indumentária continuou sendo usada até a época em que o Antigo Império chegou ao nível mais alto de seu brilho. A única coisa que diferenciava os monarcas (Indivíduo Soberano que representa a nação) dos nobres (constituídos por Duques, Condes e etc...) das classes inferiores era a beleza e suntuosidade dos tecidos usados.
Tais vestimentas dominam – se Kalasiris, que nada mais era que uma saia justa de uma única peça, feita com tecido caro e preso por um cinto, que foi introduzido após o Novo Império (Falaremos disso mais pra frente).
Com o tempo foi tomando novas formas e tornando – se uma vestimenta padrão Egípcio, porém de diversos modelos, uns eram longos demais, outros curtíssimos, justos (justíssimos como na imagem abaixo – fico até pensando em como eles andavam).
Alguns eram feitos com drapejados, de capas arredondadas, retangulares, com ou sem mangas.
Abaixo, podemos ver diversos modelos do Kalasiris, conforme descrição acima:



Fonte: Livro: A História do Vestuário - Autor: Carl Köhler
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

08/02/2011
Saudações Galera do Por Lins!
Demorei mas cheguei, (agora pra ficar, rsrs), aliás, temos muito que aprender!!!
Estava pensando por onde começar e graças a alguns livros que tenho em casa, resolvi seguir a seguinte ordem de estudo:
- Os povos da Antiguidade
- Período pré-histórico teutônico
- A Idade Média
- Séculos XVI // XVII e XVIII
- Breve história dos períodos de 1790 -1820 e 1820 -1870
- Depois que todo esse conteúdo for concluído, vamos dedicar a história da Moda ao Brasil (pouco se tem da Moda Brasileira)
- Vamos estudar cada década em específico: 20 / 30 / 40 / 50 / 60 / 70 / 80 / 90 / 2000 e até os dias de hoje.
Então, preparem – se para colocar a história na ponta do lápis.
Vamos começar!!!


_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________


Pois é Galera do Por Lins!!!
Depois de tantos comentários meus deixados aqui (rsrs), minha companheira e sócia resolveu me ceder uma coluna para compartilhar com  vocês todo o meu conhecimento em História da Moda (é pouco, mas garanto que vamos aprender juntas no decorrer dos dias).
Como estudante de Moda (e quase formada rs), sinto a necessidade de informações sobre a História do Vestuário e da Moda em si. E por ter tido dificuldades para escrever e pesquisar algo de qualidade e de conteúdo para os meus estudos é que surgiu a idéia de compartilhar com vocês tudo o que aprendi, porém de forma mais dinâmica, mais visual e é claro,inovadora.

Aqui, garanto que vou pesquisar e ler muito para entregar ao Por lins, todas as informações e toda a história da Moda (que um dia tivemos dificuldades para achar) completa e com qualidade.
Neste espaço, além da história, vamos fazer releituras até mesmo para entender como a moda é um ciclo, ou seja, tudo o que precisarem saber é só dar um clique no Por lins que saberão tudinho! rs

Estou feliz de dividir o meu conhecimento e os meus ricos dias com vocês!

Estou preparando umas coisinhas em casa e em breve vamos viajar pela história!
Divirtam - se!!!


Por Joyce Alves