terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Escolhendo a Profissão!

A Evolução do Mercado de Moda no Brasil
A indústria de moda no Brasil está sempre buscando novos talentos, atualmente há vagas para todo tipo de profissional.
Eventos tais como a São Paulo Fashion Week ( SPFW ) lançada em 1996 e a Fashion Rio lançada em 1998 colocaram de uma vez por todas o Brasil no calendário mundial da moda.
A crescente profissionalização do setor que começou nos anos 90 com o lançamento das semanas de moda Brasileiras, prosseguiu durante a década de 2000 e hoje em dia os estilistas e modelos Brasileiros fazem sucesso em todo o mundo.
Tecnologia, investimentos, técnica, qualidade artística a moda Brasileira deu um verdadeiro salto de qualidade nos últimos 15 anos.
Para se ter uma idéia deste crescimento podemos usar o exemplo da própria São Paulo Fashion Week: em sua primeira edição em 1996 o evento recebeu investimentos de 600 mil Reais, na edição deste ano foram mais de 5 milhões de Reais !! ( crescimento de mais de 800% , pois é merece um Uauuuuuu).
O número de empresas que participaram da São Paulo Fashion Week também aumentou de 21 na edição inicial para 46 na edição de 2010, o público também aumentou na mesma proporção, em 1996, 30.000 pessoas visitaram o evento, nas edições recentes o público passou de 100.000 pessoas.
Hoje em dia as semanas de moda Brasileiras estão entre as mais importantes do mundo ao lado de eventos tais como a semana de moda de Nova York, de Paris, Londres e até mesmo a de Milão, que atualmente é a principal.
O profissional de moda pode trabalhar desenhando todo tipo de vestuário: blusas, cintos, calçados, sapatos e até mesmo jóias, desenvolvendo coleções completas.
Além da criação de artigos e coleções, o profissional de moda também pode atuar na área comercial promovendo e vendendo seus artigos através de uma marca exclusiva ou então vendendo suas peças e criações para lojas e marcas maiores.
Como empresário, o profissional de moda pode trabalhar gerenciando a produção de fábricas de roupas escolhendo e comprando tecidos, matérias primas e também definindo estratégias de marketing dependendo do público alvo que a empresa trabalha ( consumidor comum, consumidor de luxo, etc… ).
O bacharel em moda pode ainda trabalhar como consultor especializado, prestando acessoria para a montagem de lojas de roupas ou então definindo a disposição das peças em vitrines.

( clique na img para ampliar )












De qualquer modo, seja qual for o tipo de curso de moda escolhido a área de atuação, prepare-se para colocar a mão na massa, ou melhor, a mão no tecido!

A área é totalmente ampla, procurei especificar os caminhos mais seguidos, a grande verdade eu como estudante vejo que engrenar no curso é que descobrimos o caminho a seguir!Eu por exemplo entrei na faculdade querendo ser estilista de uma marca própria, a vontade não passou,rsrsrs, porém, descobri a dificuldade da área e encontrei outros caminhos apaixonantes que podem me levar ao o que de fato quero.Não sei se vocês são assim, mas eu amo saber de tudo um pouco e essa é uma área que se você quer se destacar o importante é estudar, fazer quanto mais cursos puder e ARRISCAR! 

Bom bem resumidamente espero poder ter ajudado a vocês, dúvidas é só perguntar e se alguém tiver algo a acrescentar, não deixe de comentar nesse post aqui,vamos trocar experiências!

7 comentários:

  1. Adorei o post !!! Muito consciente!!!
    Temos que escolher bem que profissão seguir!!!
    beijos
    MA Amorim - http://blogtipsandtrends.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que post super completo e informativo.
    Parabéns, minha flor.

    Adorei!!!

    Esta é uma area que vem crescendo cada vez =D

    Beijos e te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei , post bem completo.Tenho bastante vontade de seguir essa carreira rs
    bjs
    http://allabout-she.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que Post interessante. Arrasou!
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Julins!

    Nossa adorei o post

    Com certeza me deu uma boa esclarecida kkk
    e agora eu sei mesmo que meu sonho é ser estilista!

    Nossa amei mesmo,brigada!
    Ajudou muito!
    Bjs e se cuida ;)

    www.minhavidademenininha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o look!
    Te espero sempre lá ok.


    Bjoos
    Allana Ramalho

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é totalmente perfeito *0*
    seguindo aqui já !

    Agora, que tal ficar por dentro de tudo que rolou em 2010 e que promete bombar em 2011?
    - Simples, visite: http://aagarotinhaa.blogspot.com/

    Se gostar segue ?

    beijin'

    ResponderExcluir