quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

1º Dia Fashion Rio, vamos conferir!

O clima de suspense dos livros da escritora inglesa Agatha Christie foi a inspiração das estilistas Marcela Calmon e Renata Salles, da marca Filha de Gaia.
Na passarela, mulheres suspeitas que, circulam por corredores de um hotel usando vestidos românticos, longos com tecidos leves e transparentes (como camisolas), sobrepostos por casacos masculinos. Como se saíssem no meio da noite com a roupa do marido como disfarce para fazerem algo proibido.Da uma conferida e crie sua opnião!
Nada é muito certinho: as formas “normais” de peças como casaca, blazer e camisa são desconstruídas e assimétricas. O guarda-roupa masculino também aparece nas estampas de gravata (e a própria é usada como faixa em vestidos, que ja foi vista também nos backstage dos desfiles !). A coleção, no todo, lembra o estilo da década de 30 e 40 (a silhueta alongada e androgenia, por exemplo), época em que se passa a maioria das histórias de mistério dos livros de Agatha Christie. Os acessórios também entram no clima: ankle boot no estilo Oxford, com salto alto e plataforma meia-pata embutida, criados em parceria com o designer de sapatos Jorge Bischoff.
Bom acho que ja falei aqui no blog sobre a cara vintage que promete ter nossos guarda roupa?!Não falei?!!!Então pode cobrar,pois farei um post especial sobre...

..................................................


Para o inverno 2011, a ideia do estilista pernambucano Melk Z-DA nasceu de uma lenda que ele ouviu em Fernando de Noronha, quando participou do projeto social Pernambuco com Design (trabalhando em conjunto com artesãs locais).
A lenda da Alamoa conta a história de uma mulher muito bonita que vagava seminua e com seus cabelos muito longos arrastados pelas areias da ilha, em noites de lua cheia. Ela atraía homens para as pedras e se transformava em caveira, fazendo as vítimas se jogarem no mar por desespero.E da só uma olhadinha em quanta coisa linda essa lenda ( loka ) rendeu...


As madeixas fatais apareceram em vestidos – os fios sintéticos pretos, azuis, amarelos e castanhos foram costurados entre duas camadas de tecido transparente, formando uma espécie de estampa. Também foram aplicados em coletes e casacos e presos com tranças ou grampos. Como era uma mulher sensual, o comprimento predominante foi curto. As cores vêm das belezas da ilha como branco, amarelo, azul turquesa e coral.
.........................
Um concerto para piano e orquestra dava o ar de suspense do desfile da grife mineira Patachou, que encerrou o primeiro dia de Fashion Rio. O tema foi os filmes clássicos do gênero, como os do cineasta Alfred Hitchcock, e por isso a coleção veio bem sombria e só com cores escuras – cinza, grafite, preto e azul-marinho.
Confesso que foi o desfile que mais me encantou, mesmo que o desfile da marca Filhas de Gaia tenham rendido muitos e muitos comentários nos blogs e sites de moda.

A silhueta da maioria das peças é alinhada às formas do corpo e alguns elementos lembram os figurinos de obras de Hitchcock. A própria sobriedade da coleção, com comprimentos comportados na altura do joelho, remete às roupas da personagem que perturba James Stewart em Um Corpo que Cai.
A marca não desfilou nenhum acessório, com exceção da sandália feita de couro trançado, usada com meia (uma tendência anunciada faz tempo, mas que até agora não foi vista pra valer nas ruas do Brasil, não é mesmo?).

................................



2 comentários:

  1. Nada com muita cara de verão, mas tuudo muito lindo!


    Espero sua visitinha ok!
    Bjoos
    Allana Ramalho

    ResponderExcluir
  2. Tudo lindo...mas nem tudo da pra se inspirar pra usar...amei teu blog...

    to seguindo...
    me segue tbm...bjin...


    http://overdosevip.blogspot.com

    ResponderExcluir