quarta-feira, 6 de julho de 2011

O verdadeiro São João!

Opaaaaa....depois de alguns dias sem nada a postar eu precisava e muito dividir com vocês um e-mail que recebi e que de fato é oque eu acredito!Gostaria muito que entendessem e soubessem que eu não levanto bandeira de religião alguma, mas somente a bandeira que de fato vale apena "ide pelo mundo...", "amai vos uns aos outros...", essas eu nunca deixarei de levantar e já que nesse blog muito se falou de festas juninas e julinas, achei bacana fechar o assunto com chave de HONRA e dividir essa leitura que só tem a acrescentar...SEJAM ALIMENTADOS!

Hoje, curiosamente, devido à proximidade do feriado de São João com o
de Corpus Christi, muitos resolvem “trocar” o feriado de Corpus
Christi pelo de São João. Ou seja, ao invés de separar um dia para
comemorar Corpus Christi, uma data designada para lembrar a
instituição da eucaristia, comemoram uma data mais festiva, a de São
João.

Alguns podem alegar com toda razão que nenhuma das datas consta nas
Escrituras e portanto não devem ser nem reconhecidas. Mas, outros
respeitam e separam um tempo especial para estes dias. Talvez nem
devíamos ligar. Ou talvez poderíamos aproveitar a oportunidade para
lembrarmos a nós mesmos e aos nossos próximos que, por trás de
feriados e datas e nomes de santos, haviam personagens verídicos, com
histórias de grande importância para nós hoje. O que será que o
próprio João Batista, o “São João”, teria pensado da festa em sua
homenagem? Como era o São João da Bíblia?

A missão de João foi prevista em profecia (Mt 3:3; Isa 40:3; Mal 3:1)
e seu nascimento anunciado por um anjo (Lc 1:13-17). Ele era cheio do
Espírito Santo desde antes que nasceu (Lc 1:15). Como adulto, João
pregou com poder, sendo ouvido por multidões que se arrependeram e
foram batizadas (Mc 1:4-5). O próprio Jesus pediu para ser batizado
por João (Mt 3:13) e afirmou que “entre os nascidos de mulher,
ninguém apareceu maior do que João Batista” (Mt. 11:11).

Apesar de tudo isso, João reconheceu que por maior e mais importante
que sua missão fosse, ele seria ultrapassado por Jesus. Ao se
comparar pessoalmente a Jesus, ele afirmou “Convém que ele cresça e
que eu diminua.”

João falou assim de Jesus:
“Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou
digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias.” Mc 1:7
Quando Jesus quis ser batizado por João, João respondeu: “Eu é que
preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Mt 3:14
..viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: “Eis o Cordeiro de
Deus, que tira o pecado do mundo! É este a favor de quem eu disse:
após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de
mim.” João 1:29-30
“Convém que ele cresça e que eu diminua. Quem vem das alturas
certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da
terra; quem veio do céu está acima de todos” João 3:30-31

A profecia a respeito de João focalizou a coisa mais importante que
ele seria e faria: “Voz do que clama no deserto”. João proclamou a
vinda de Jesus. Ele anunciou a missão de Jesus. Ele não gastou seu
tempo e energia falando de si ou de sua missão. Ele se concentrou
naquele que era mais importante – Jesus. Alguém disse “João foi
apenas uma voz, mas ainda podemos ouvir o som daquela voz ecoando
pelos corredores dos séculos.”

O que aquela voz anunciou ainda precisa ser anunciado hoje. O mundo
precisa ouvir ainda que Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo, que há uma esperança e que a morte não é o fim das nossas
vidas.
Ao lembrarmos “São João” nesta época do ano, podemos não ter muita
eloqüência ou posição de destaque. Podemos estar apenas num lugar
humilde e com poucos recursos. Mas, a maioria de nós temos tudo que
João tinha – o conhecimento de quem é Jesus e o que Ele fez por nós –
e uma voz para anunciar. Que sejamos fiéis naquilo que o Senhor nos
deu e aonde ele nos colocou, vozes proclamando a Jesus Cristo, ainda
que no deserto.
Dennis Downing

Nenhum comentário:

Postar um comentário