quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Repertório


Fiquei pensando sobre repertório e onde o encontralo, se busco nas músicas agitadas da infância ou no som suave do surf music que hoje embalam meus dias de trabalho ou até mesmo nos pasos de reggae que a tempos não danço, se esta em álbum de família.
Se o repertório se encontra perdido no passado não lembrado, talvez tenha deixado preciosidades se vagarem por dentro de mim sem nem ao menos saber, sem nem ao menos protegelas do tempo, do esquecimento.
Porém, ainda me pergunto se eu carrego o meu repertório ou se ele próprio me carrega, se meus lugares favoritos vem de um simples olhar ou de vários que estão dentro de mim.O interessante é pensar até onde ele pode me levar, inovar uma receita de bolinho de chuva que era da minha avó, estampar a paisagem da praia da almada além das minhas lembranças, trazer para a moda o barulho das pedrinhas do parque do Ibirapuera, revelar sobre um outro olhar as exposições marcantes em diverços tipos de arte, arte inventada ou que se inventa.
Um sorriso de uma criança, o olhar de esperança, o cheiro de chá de camomila, a calda de chocolate do bolo de cenoura, o ingresso do cinema,o filme que roda e roda e também a roda gigante que mostra vários ângulos,várias paisagens descobertas a cada volta que se da, a carona com desconhecidos, a passagem de ciclos, viagens, das coisas mais simples as mais diversificadas encontram-se ou se pedem dentro de nós arquivadas, conhecidas como repertório que se esconde do tempo que corre, mas que ao revelada surge como algo novo.
Encontrei como definição de repertório:
Teoria da informação, o conceito de Repertório se refere ao nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução. Quando o repertório utilizado pelo emissor em uma determinada mensagem está em um nível acima do repertório do receptor, existe incompatibilidade de níveis de repertório e a apreensão da mensagem em sua totalidade pelo receptor é impossível."
Engraçado é como o repertório de cada um faz as definições serem diferentes...talvez sem questionar muito teria a mesma resposta que encontrei,mas a preciosidade do repertório somente aquele que o tem conhece, somente aquele que o tem o classifica.O nível de cultura ao meus olhos não esta em conhecimento,mas sim como se ultiliza o que se tem, talvez seja por isso que me questionei onde encontrar o meu próprio repertório, o diferencial esta dentro de nós mesmo um pouco deixado de lado, pois em pleno século XXI o tempo não nos deixa questionar muito,mas são das questões que criamos e respondemos para nós mesmo que surgem o inovador.

"todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser
todo verbo é livre para ser direto ou indireto
nenhum predicado será prejudicado
nem tampouco a vírgula, nem a crase nem a frase e ponto final!
afinal, a má gramática da vida nos põe entre pausas, entre vírgulas
e estar entre vírgulas é aposto
...
que enxerguemos o fato
de termos acessórios para nossa oração
separados ou adjuntos, nominais ou não
façamos parte do contexto da crônica
e de todas as capas de edição especial
sejamos também o anúncio da contra-capa
mas ser a capa e ser contra-capa
é a beleza da contradição
..."
O teatro mágico
(um dos meus repertórios)

ps. thank's Lu Bracarense, sua vida fez diferença na minha!

"Repertório é a lista de musicas que uma banda/cantor/orquestra vai tocar em tal lugar; é todo conhecimento armazenado, que modifica e confirma os ideais do ser. Assim, o ser pode ser definido por sua ideologia, por suas experiências, por suas ações, enfim, pelo seu repertório individual.
Na

Nenhum comentário:

Postar um comentário